Qualquer um pode fazer uso dessa suplementação?
Trabalho em uma academia e muitas pessoas (pra não dizer todas) me perguntam se faz bem fazer uso da creatina.
Bem na minha ótica de educador físico eu digo que: "todo o uso supervisionado por um profissional habilitado e dentro dos padrões de qualidade de vida são bem vindos". O grande problema é que as pessoas fazem uso de suplementações primeiro sem saber a real procedência do suplemento e segundo tomam doses por conta própria sem saber se está ingerindo a dosagem correta, acarretando em um sobrecarga no seu organismo e em futuras complicações à saúde.
O que é?
A creatina é um composto de três aminoácidos a glicina, arginina e metionina, esses componentes são encontrados no nosso organismo (exemplo no fígado) ou nos alimentos como carne e peixe.
Qual a vantagem?
* A creatina melhora a performance em esportes e atividades de força e explosão, pois atua diretamente no sistema ATP-CP, que nada mais é que degradação rápida de energia. Esse sistema dura em média 30 segundos.
* O seu uso bem orientado pode ajudar no aumento de massa magra, principalmente nas fibras de contração rápida ou tipo II (porém isso varia de acordo ao biotipo da pessoa, uma pessoa com menor quantidade dessas fibras terá um resultado menor).* A creatina aumenta a retenção líquida, o que auxilia no processo de hidrólise (quebra de moléculas de glicose do sistema anaeróbio).
Desvantagens:
Não se deixe iludir ao ver anúncios que dizem que o uso da creatina não afeta o organismo. Não seja ingênuo pois tudo o que você faz em demasia traz danos ao seu corpo.
* Desidratação pois ela acarreta em alta demanda de água, devido sua grande retenção líquida, por isso o seu uso é ligado a uma boa reposição de água.
* Sobrecarga renal: em excesso, os rins trabalham muito acima de sua normalidade causando efeitos nocivos ao rins principalmente com disturbios de cálculo renal (pedras nos rins).
* Em exercícios de resistência: não há nenhuma melhora em trabalhos de resistência relacionados ao uso de cratina, uma vez que os exercícios resistidos ou aeróbios utilizam o sistema aeróbio para a obtenção de energia e não há intervenção significante da creatina.
* Fígado: a relatos em que altas taxas de creatina podem afetar o funcionamento do fígado trazendo distúrbios ao seu funcionamento. Porém essa informação carece de mais estudos.
Conclusão:
Não há uma resposta cientificamente conclusiva, por isso o bom censo e os cuidados devem ser utilizados por isso reflita se vale a pena usar, pois não devemos brincar com o próprio corpo.
Deixe a sua opinião
Prof° Alex Nascimento