Muita gente imagina que a avaliação física não tem muita importância na atividade física.
Pois na realidade é a avaliação que nos norteia a respeito do que há de errado, onde o trabalho pode ser enfatizado ou até mesmo expectativa de resultados a médio e longo prazo.
As avaliações podem ser classificadas de diferentes maneiras. As principais são "Teste de campo" e "Testes laboratoriais" onde a meta é identificar e classificar características físicas com IMC, ICQ, Percentil de gordura, percentil de músculo, etc. Da mesma maneira podemos estudar capacidades como: 1- Força; 2- Velocidade; 3- Flexibilidade; 4- Agilidade; 5- Potência; entre outros.
Nas imagens abaixo temos dois tipos de avaliações.
Na foto 1 temos um teste de campo bastante conhecido, o "Teste de Cooper" ou "Teste de 12 min.". Esse teste é usado inclusive pelo exército brasileiro e nos dá uma condição indireta do nível aeróbico, e consequentemente o nível de VO2.
Foto 1
Na foto dois vemos uma avaliação antropométrica conhecidade de "medidas de dobras cutâneas". Ela indica a quantidade de gordura distribuida sob determinada região corporal e aponta por cálculos indiretos a porcentagem de gordura
Foto 2
Como todo trabalho, orienta-se a procura de profissionais sérios e credenciados a atividade envolvida para uma melhor obtenção de resultados